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Novas cores é aprovado

Ônibus com novas cores é aprovado por passageiros


Em uma semana, começam a valer o Bilhete Único Carioca e o código disciplinar de transporte

Rio - Os novos ônibus municipais do Rio foram aprovados pelos passageiros no primeiro dia de testes, ontem. Um veículo da linha 232 (Lins-Praça 15) circulou com a pintura-padrão (fundo prata em verde, cor que vai caracterizar os que circulam na Zona Norte) que passará a ser adotada pela frota municipal no sábado dia 6, data em que também começa a funcionar o Bilhete Único Carioca. A estreia da nova frota foi anunciada ontem no ‘Informe do DIA’.

A expectativa é que 7,5% da frota municipal (600 ônibus) sejam renovados por mês
Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

“Ficou mais bonito. No início, as pessoas devem estranhar, mas eu aprovei”, opinou a ambulante Lenir de Lima, 60 anos. O corretor de seguros Anderson Tavares Celeste, 33 anos, tem a mesma opinião, mas espera que a frota que liga a Zona Norte ao Centro aumente. O início da operação dos quatro consórcios vencedores da licitação para operar os ônibus municipais, antes marcado para hoje, foi adiado em uma semana.
Sábado que vem, as seis empresas encerram as atividades. As 80 linha das viações Amigos Unidos, Breda, Auto Diesel, Zona Oeste e Top Rio serão absorvidas pelos consórcios. Inicialmente, os ônibus desses trajetos circularão com adesivos sobre o nome das antigas empresas. Segundo a Fetranspor, não haverá redução da frota. “Espero que o número de ônibus aumente”, afirmou a auxiliar administrativa Elaine Mesquita, 35, uma das passageiras do novo coletivo testado ontem.
A expectativa é que 7,5% da frota municipal (600 ônibus) sejam renovados por mês. Os veculos terão câmeras e GPS. As empresas também passam a ser regidas por um Código Disciplinar de Transporte de Passageiros a partir do dia 6.
Interessados em adquirir o Bilhete Único Carioca devem se apressar. O cadastro pode ser feito pelo site www.riobilheteunico.com.br. O benefício só pode ser usado 48 horas após o cadastramento.

URUGUAI Quarta estação de metrô da Tijuca

Quarta estação de metrô da Tijuca será 100% refrigerada

Uruguai também será a primeira do Brasil a ter plataforma com portas para evitar queda de passageiros
POR DIEGO BARRETO

Rio - Três décadas depois da chegada do metrô à Tijuca, o bairro ganhará sua 4ª estação. Batizada de Uruguai, estará localizada sob a Rua Conde de Bonfim, entre as ruas José Higino e Itacuruçá/Dona Delfina. Orçada em R$ 220 milhões, será a primeira do Brasil totalmente refrigerada e contará com sistema de portas de plataforma, dispositivos que evitam quedas de passageiros nos trilhos energizados. O projeto, em fase final de licenciamento, tem cronograma de dois anos e meio de obras e inauguração prevista para, no máximo, dezembro de 2014.

 A estação levará o nome de Uruguai e será a primeira do país a ter plataforma com portas para evitar quedas
Foto: Divulgação

“A ideia inicial era que a estação estivesse na Rua Uruguai, daí o nome. Porém, o impacto das obras para a comunidade seria grande. A solução encontrada para minimizar isso foi o aproveitamento da área do Rabicho da Tijuca, que permitirá a execução de todas as atividades no subterrâneo. A distância da localização original será de 170 metros”, explica Ricardo Colares, diretor de Infraestrutura da concessionária Metrô Rio.

A estaçãoUruguai será a primeira totalmente climatizada do Brasil
Foto: Divulgação

A nova estação terá aproximadamente 7 mil metros quadrados de área construída. Serão cinco acessos para passageiros no entorno da Conde de Bonfim: três no cruzamento com as ruas Dona Delfina e Itacuruçá e outros dois na altura da José Higino. A expectativa é de 50 mil usuários por dia, sendo 30 mil nos horários de pico.

A inauguração da nova estação está prevista para acontecer em 2014
Foto: Divulgação

Plataforma com portas

Semelhante à estação Cinelândia, a Uruguai terá dois pavimentos. No inferior, estará a plataforma central para embarque e desembarque, a primeira do Rio dotada de portas. O mecanismo, comum em sistemas metroviários da Ásia e Europa, evita quedas de usuários nas vias energizadas em caso de lotação. “As portas da plataforma permanecem fechadas e só abrem após o metrô parar, simultaneamente à abertura das portas da composição. Esta é uma nova tecnologia, que estamos importando”, explica Ricardo Colares.

Outra novidade será a climatização da estação, primeira no País totalmente refrigerada. “A temperatura não vai passar dos 23 graus”, garante.

Os ônibus que fazem integração com o metrô terão seus pontos finais transferidos da Saens Peña para a Uruguai. A estação também terá estacionamento de 6 mil m² para 600 veículos com acessos para as duas estações.


Nova estação

Inauguração da nova estação acontece hoje. Gratuidade só no período de testes


Rio - A partir de hoje, a Estação Cidade Nova do metrô, no Centro, estará aberta a passageiros, que podem embarcar sem pagar passagem. No período de testes, que vai durar um mês, a nova parada da Linha 2 terá embarques e desembarques permitidos apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, para que sejam feitos ajustes. O horário de funcionamento será estendido gradativamente durante o mês.

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, participam às 10h da inauguração. Porém, a estação só começa a funcionar plenamente no dia 1º de dezembro, com passagem paga e horário normal. A expectativa é de que 10 mil pessoas circulem por dia no local. Aos sábados, domingos e feriados, os usuários vão continuar fazendo baldeação no Estácio.


O 35º terminal do transporte metroviário da cidade ocupa 3.267 m², com praça, banheiros, 6 escadas rolantes, 12 fixas e 6 elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção. Um piso especial orienta o caminho para deficientes visuais, e corrimãos das escadas têm placas em braile. Banheiros masculinos e femininos também foram instalados na estação.


Foram investidos R$ 80 milhões. A passarela de acesso estará aberta de segunda a sábado, de 5h a meia-noite, e domingos e feriados, de 7h a 23h.

Novo padrão visual

Frotas de ônibus vão demorar um ano para implar novo padrão visual


Rio - A prefeitura publica na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município as regras para implanatação do novo padrão visual dos consórcios que venceram a licitação para operar as novas linhas de ônibus na cidade. A subistituição das cores tradicionais das empresas pelos novos modelos será feita em cerca de um ano. A cada mês, pelo menos 7,5% da frota terão que adotar o novo visual. Isso equivale a cerca de 700 carros por mês.

A partir do dia 30, passageiros poderão conferir a nova roupagem dos ônibus municipais que vão operar as linhas vencedoras da licitação. Cada consórcio terá uma cor (azul, verde, amarelo ou vermelho) de acordo com a área de atuação. Como várias linhas terão a mesma identificação, o letreiro com o número do ônibus será ampliado para não confundir o usuário.

Para evitar confusão no momento do passageiro pegar o ônibus os números serão ampliados
Foto: Reprodução

A mudança foi publicada no mês de outubro no Diário Oficial do Município. O Consórcio A Intersul (Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio) será amarelo, o B Internorte (Zona Oeste), verde, o C Transcarioca (Zona Sul e Grande Tijuca), azul, e o D Santa-Cruz (Zona Norte) vermelho. Os adesivos e a pintura serão instalados na traseira, frente, laterais e capota. Junto ao número da ordem, virá a letra de identificação.

As empresas têm um ano para se adequar à norma. No dia 30, quando começa a valer o Bilhete Único Municipal, cerca de 250 ônibus estarão nos novos moldes. A frota nova já virá com a pintura.

Já os veículos do Sistema de Transporte Público Local, vans em licitação, terão que informar na parte dianteira o número de assentos reservados à gratuidade.

Também ontem foi anunciado que a Transoeste, corredor exclusivo para ônibus BRT que ligaria Barra da Tijuca a Santa Cruz, será ampliada, e o custo da obra vai subir em R$ 100 milhões. No novo projeto, o trajeto será estendido de Santa Cruz a Campo Grande. No outro extremo, o corredor irá até o Jardim Oceânico.

ônibus ‘verde’

Em teste, ônibus ‘verde’ parador gera polêmica

Dispositivo que desliga motor nos sinais e pontos reduz poluição e prolonga viagem
POR DIOGO DIAS

Rio - Em teste na cidade, um sistema que promete reduzir a quantidade de ruídos e gases poluentes emitidos pelos ônibus está dividindo a opinião dos passageiros. O dispositivo desliga automaticamente o motor do coletivo quando ele para em sinais de trânsito ou nos pontos. Apesar da contribuição para o meio ambiente, muitos usuários reclamam que a viagem está mais demorada.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O motor do ônibus é desligado em paradas longas, superiores a dez segundos
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Por enquanto, a experiência está sendo feita pela Viação Breda em três dos 30 ônibus da linha 497 (Cosme Velho x Penha). O motor é desligado em paradas longas, superiores a dez segundos.

A novidade não agradou a alguns passageiros. “Não concordo. De paradinha em paradinha, a gente perde pelo menos 10 minutos. Trabalho com pessoas doentes e não posso me atrasar de jeito nenhum”, reclama a enfermeira Maria da Graça de Paula, 60 anos.

O estudante Severino Macena, 21 anos, tem opinião parecida. “Quando você está no ônibus, só quer chegar logo ao seu destino. Esta novidade ainda vai causar muita confusão”, aposta.

Para testar o sistema, O DIA percorreu o trecho entre Cosme Velho e Praça da Cruz Vermelha nos dois modelos de ônibus. As viagens foram feitas no mesmo horário, mas em dias diferentes. O veículo convencional demorou 27 minutos para percorrer 6,5 km. Já o equipado com a nova tecnologia fez o mesmo trajeto em 33 minutos — uma diferença de cinco minutos.

Especialistas creem que a novidade não vai gerar engarrafamentos. Segundo o engenheiro de transportes Alexandre Rojas, o veículo pode arrancar rapidamente após o motor ser religado. “A diferença na viagem é mínima ou nenhuma”, explica. Ele ressalta que, com a tecnologia, o passageiro terá mais conforto.

“Tem menos barulho e menos calor do motor. Este tipo de ônibus é interessante tanto para a sociedade quanto para empresários, que economizam combustível”, afirma. De acordo com ele, o motor dos veículos equipados com o novo sistema funcionam na rotação ideal. Por isso, consomem menos combustível e emitem menos gases poluentes.

Segundo Guilherme Wilson, gerente de operações de mobilidade da Fetranspor, se a eficácia da novidade for comprovada, outras empresas serão estimuladas a adotá-la.

Fuente. O Dia.

Metrô Rio disponibiliza ônibus de integração com acessibilidade

Linhas contam com veículos especiais que têm rampas automáticas

POR DIOGO DIAS

Rio - Dois novos ônibus do Metrô Rio, que começam a circular pelas ruas da cidade nesta segunda-feira, vão facilitar o acesso de deficientes físicos aos meios de transporte. Com piso mais próximo ao solo, os veículos têm rampas dobráveis e dispensam o uso de elevadores hidráulicos — mecanismo utilizado para o embarque e desembarque de cadeirantes. Já deficientes visuais terão indicações para encontrar assentos preferenciais.

Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Novos ônibus, com piso mais baixo, acionam rampa que se adapta a qualquer meio-fio rapidamente
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Os novos ônibus vão circular nas linhas do Metrô na Superfície. Um veículo fará o trajeto Botafogo-Gávea, e o outro, General Osório-Gávea. A rampa de acesso é acionada manualmente pelo motorista. Ela pode ser montada em segundos e se adapta a qualquer meio-fio.

Na opinião de Rosa Cassar, gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Metrô Rio, a nova ferramenta é mais prática do que o elevador hidráulico. “A rampa se ajusta a qualquer tipo de calçada. Já o elevador hidráulico é mais demorado, trabalhoso, e pode enguiçar. As vezes, um sistema simples é mais eficaz do que os outros”, comenta.

Outra ferramenta de acessibilidade é o balaústre tátil, que orienta deficientes visuais. Eles poderão se guiar pela textura do banco e do apoio metálico para encontrar assentos preferenciais. Todos os 32 ônibus da linha Metrô na Superfície devem estar equipados com o sistema até o fim do ano.

Sem data para integração

Município e estado ainda estudam a data em que metrô, trens e barcas serão integradas ao Bilhete Único Municipal, que será implantado em ônibus no dia 30 de outubro. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes afirma que a negociação com as concessionárias está avançada, mas ainda não existe previsão para o início das operações.

Outro ponto a ser definido é a tarifa de integração do ônibus com outros meios de transporte. As secretarias municipal e estadual de Transportes vão se reunir com as concessionárias para definir o valor.

Com o Bilhete Único Municipal será possível fazer, em um período de duas horas, duas viagens de ônibus pagando apenas R$ 2,40.

Fuente. O Dia.